O que é o Mieloma Múltiplo?


O Mieloma Múltiplo é uma doença maligna de um tipo de células que existem na medula óssea, os plasmócitos (um tipo de glóbulos brancos)1.


Plasmócitos saudáveis
Plasmócitos anormais

podem acumular-se na medula óssea e prejudicar a produção normal de outras células sanguíneas, assim como, danificar a estrutura óssea1.


Plasmócitos saudáveis

são responsáveis pela produção de anticorpos, e por isso, têm com um papel importante na defesa do organismo contra infeções1.


Plasmócitos anormais

A multiplicação destes plasmócitos anormais conduz à produção de anticorpos também eles anormais. Estes por sua vez, não conseguem exercer as suas funções de proteção, acabando por resultar numa produção em excesso da chamada proteína monoclonal ou proteína M, o que causa vários problemas no organismo, responsáveis pelos sinais e sintomas da doença1.



Mieloma Múltiplo

Abrale. Manual “Mieloma Múltiplo: tudo o que você precisa de saber”.
Acedido em Fevereiro 2021 através de https://www.abrale.org.br/doencas/mieloma-multiplo/o-que-e/



Segundo o estudo “Multiple Myeloma in Portugal: incidence, prevalence, mortality and treatment pattern”, do Grupo Português de Mieloma Múltiplo, o Mieloma Múltiplo é, neste momento, o segundo cancro hematológico mais comum2.


Globalmente, representa cerca de 1% de todos os cancros diagnosticados e 10% de todas as doenças malignas hematológicas3.

Mieloma Múltiplo


A causa para as alterações nestas células é desconhecida, embora possam existir fatores genéticos que aumentem a suscetibilidade à doença.
Não há provas que seja uma doença hereditária, no entanto, por vezes são descritos vários casos na mesma família1.

Sinais e sintomas


Os sinais e sintomas do Mieloma Múltiplo podem variar dependendo do grau de evolução da doença e dos órgãos mais afetados1.


Alguns dos sinais de alerta1:


Diagnóstico


A equipa médica utiliza diversas métodos e ferramentas para diagnosticar o Mieloma Múltiplo, tais como1:


Alguns dos sinais de alerta1:


Diagnóstico
Diagnóstico

O desenvolvimento do mieloma múltiplo4


O Mieloma Múltiplo é uma doença de longa duração e afeta cada pessoa de forma diferente4.

Tratamento

Após o diagnóstico, uma equipa multidisciplinar irá avaliar qual o tratamento mais adequado para cada doente4.

Resposta

Com o tempo, é comum que uma pessoa com Mieloma Múltiplo passe por períodos de resposta ao tratamento e períodos de recaída. Recaída significa que a doença parou de responder ao tratamento4.

Recaída

Após uma recaída, o seu médico pode considerar um novo tratamento. Felizmente, existem muitas opções de tratamento disponíveis para pessoas com doençarecidivante ou refratária4.

A investigação para o desenvolvimento de novos tratamentos para o Mieloma Múltiplo continua4.

Tratamentos

O tratamento do Mieloma Múltiplo é, geralmente, contínuo – tal como o tratamento para controlar uma doença crónica – uma vez que ainda não se conhecem tratamentos que possibilitem a sua cura1,4.

A melhor combinação de tratamentos para o Mieloma Múltiplo depende do estádio e características moleculares da doença e das características individuais de cada doente1,4.

Tratamentos comuns para o Mieloma Múltiplo

Quimioterapia1,4

A quimioterapia geralmente é administrada por via intravenosa ou subcutânea, podendo em alguns casos ser sob a forma de medicamentos orais, com o propósito de matar as células cancerígenas ao longo do tratamento1,4

Quimioterapia

Medicamentos para ajudar a reduzir inflamação, inchaço ou dor1,4

Existem medicamentos que podem ajudar a reduzir a inflamação, inchaço e dor. Também podem ajudar a aliviar alguns efeitos secundários da quimioterapia1,4

Medicamentos para ajudar a reduzir inflamação, inchaço ou dor

Outros medicamentos dirigidos a células malignas1,4

Existem fármacos que atuam em certas proteínas e recetores das células malignas, retardando o crescimento ou estimulando o sistema imunológico a lutar contra elas1,4.

Outros medicamentos dirigidos a células malignas

Medicamentos que ajudam a prevenir a diminuição da densidade mineral óssea1,4

Como o mieloma pode tornar os ossos mais frágeis, é comum tomar um medicamento que fortaleça os ossos, ajudando a retardar e reduzir a dor1,4.

Medicamentos que ajudam a prevenir a diminuição da densidade mineral óssea

Radioterapia1,4

Os tratamentos de radiação usam raios-x de alta energia para matar as células malignas e ajudar a controlar a dor e outros sintomas de Mieloma Múltiplo1,4.

Outros medicamentos dirigidos a células malignas

Transplante de medula óssea1,4

Num transplante autólogo de medula óssea, as células hematopoéticas saudáveis são colhidas através da medula óssea ou do sangue periférico do doente, são submetidas a um processo designado por aferése e voltam a ser administradas ao doente por via intravenosa. Estas células hematopoéticas viajam para a medula óssea e vão transformam-se em glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas saudáveis. Os transplantes de medula óssea são habitualmente associados a altas doses de quimioterapia1,4.

Radioterapia

Referências:

  1. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/multiple-myeloma/symptoms-causes/syc-20353378. Acedido em Fevereiro 2021.
  2. Bergantim et al. (2020) MULTIPLE MYELOMA IN PORTUGAL: INCIDENCE, PREVALENCE, MORTALITY AND TREATMENT PATTERN. EHA Library. 297938; PB2022.
  3. S. Vincent Rajkumar. Am J Hematol. 2016 Jul; 91(7): 719–734.
  4. Gay et al. (2018). From transplant to novel cellular therapies in multiple myeloma: European Myeloma Network guidelines and future perspectives. Haematologica. Vol. 103 No. 2.